Mitos e verdades sobre o exame de ultrassom - Agende, acesse: www.medicinaeimagem.com.br

quarta-feira, 17 de junho de 2015


Chocolate faz bebê se mexer? Ultrassom transvaginal é perigoso?

 Veja mitos e verdades

Médico fala também sobre o melhor período para que o exame seja realizado e os possíveis riscos para o desenvolvimento do bebê.
     


Um dos momentos mais esperados da gravidez é a ultrassonografia, pois é quando a mamãe pode ver a formação do seu bebê e ter a certeza de que tudo está bem com elegem. Mas a realização da ultrassonografia é cercada de mitos, o que acaba gerando dúvidas em muitas gestantes. 

Dúvidas sobre ultrassonografia - www.medicinaeimagem.com.br 

Comer chocolate faz o bebê se mexer?

Depende. Se a gestante fica muito tempo sem se alimentar, a movimentação do bebê pode diminuir. E isso pode prejudicar alguns exames, como o perfil biofísico fetal e a cardiotocografia, nos quais a movimentação fetal é determinante para uma boa avaliação. "Pode haver erros de interpretação por parte do médico, levando-o a aferir que o feto não está bem, mas, muitas vezes, o problema é com a mãe, que se encontra em jejum prolongado”, diz. Se a causa for realmente o jejum materno, o chocolate pode ajudar, por ser uma fonte rápida de glicose e também conter um certo poder estimulador, que ajuda a melhorar a movimentação.

Grávidas muito acima do peso dificultam o exame?

Verdade. O ultra-som, como sugere o próprio nome, se baseia na transmissão do som. E, segundo o médico, qualquer barreira à sua propagação - não só o excesso de gordura, mas também o edema ocasionado pela gestação e cicatriz abdominal, como a de plástica de barriga - pode influenciar na qualidade da imagem obtida. A diminuição do volume de líquido amniótico que fica ao redor do bebê também pode atrapalhar. Quanto menor a quantidade, maior a dificuldade para realização do exame. A hidratação materna tem um papel importante nesse volume, pois o líquido é trocado cerca de oito vezes ao dia.

ultrassonografia-mitos-verdades-2.jpg

O ultrassom 3D pode ser realizado a qualquer momento?

Mito. Ele pode sim ser feito desde o início da gestação até o seu final, mas nas primeiras semanas só será possível avaliar a gestação como um todo, obtendo imagem de “corpo inteiro” do feto. "Para a visualização da face fetal com os contornos de um bebê ao nascimento, o ideal é que o exame seja realizado entre a 26ª e a 30ª semanas, período no qual a face fetal já tem musculatura e gordura para dar um contorno bonito", esclarece.

Fazer muitas ultrassonografias prejudica o desenvolvimento do bebê?

Mito. A ultrassonografia é considerada um método seguro sem efeitos colaterais importantes para o feto e, por isso, não há impedimentos para sua realização na gestação. 

ultrassonografia-mitos-verdades-1.jpg

O exame de ultrassom pela via transvaginal é contraindicado, pois há risco de provocar abortamento?

Mito. De acordo com o médio, esse tipo de ultrassonografia é a mais indicada para a avaliação da gestação inicial. "Ela permite se observar detalhes que seriam muito difíceis de serem obtidos pela via abdominal, principalmente nas pacientes com o útero retrovertido (virado para trás). Além disso, avalia o colo uterino e, assim, calcula os riscos de um parto prematuro", diz. O ultrassom por via transvaginal só é contraindicado quando a implantação da placenta é muito baixa. "Nesse momento o médico precisa ter muito cuidado ou utilizar outras vias de avaliação, como a transretal ou a transperineal".

fonte: Bolsa de mulher





Agende seu ultrassom morfologico em 

Osasco - telefone (11) 3683-6623
===========================================

Visite os sites de nossa clínica : 
www.ultrassomosasco.com.br 
ou 
www.medicinaeimagem.com.br
Agende seu ultrassom em Osasco pelos telefones:
 (11) 3683 6623  
 (11) 3685-1147 
Endereço: Rua Pedro Fioretti, 156 – Cj. 113 – Centro

Osasco (SP) – Cep 06013-070



Ao lado do Hospital Municipal Antonio Giglio

0 comentários:

Postar um comentário